domingo, 30 de setembro de 2007

Explorando outras sinopses

LIVRO: MINHA VIDA EM OUTRA VIDA

A obra descreve a busca de Jenny Cockell pela sua família de "ontem". As recordações de sua vida anterior a acompanhavam no seu dia-a-dia desde a infância, reavivando emoções, relembrando lugares e pessoas. Durante toda sua vida, as mesmas imagens foram se repetindo, e a angústia, dor e tristezas dessa época a aflingiam. Foi necessário coragem para que Jenny buscasse o passado.A extraordinária busca de uma mãe por sua família em outra existencia"Precisei ter coragem para ir atrás dos meus sonhos..."

Checando Antecipação

Ao ler a resenha do livro Se um vijante numa noite de inverno, minha antecipação não se concretizou.

Predição/Antecipação

Predição capacidade de antecipar o entendimento antes de terminar a leitura.

Resenha/Sinopse

Resenha, seleciona (enfoca) um aspecto do tema ou da obra.

Sinopse, é uma síntese, resumo, expôe as razões que justiifcam a obra e sua qualidade.

Antecipação - Se um vijante numa noite de inverno

Um homem vijante numa noite de inverno caminha cansado e solitário, tendo apenas em sua companhia o céu, as estrelas, a lua e a brisa fria que bate em sua pele já cansada e enrugada pelo tempo, e eis que derrente vê uma luzinha no alto da colina, resolve então caminhar até lá na procura de achar abrigo para passar a noite. Quando lá chegou levou um susto, não era uma luzinha qualquer mas um clã que reunia em seus rituais de magia, ficou muito assustado e sem que percebessem sua presença reitrou-se e procurou então abrigo embaixo de uma ponte onde corria um riozinho clamo e ali pode colcar em descanso seu corpo velho e cansado para retomar sua caminhada no dia seguinte.

Paródia - Meus Sonhos

Já tive sonhos de todas as cores
De vários tamanhos de muitos sabores
De uns até certo pontogostei
E em outros pouco me identifiquei

Já tive sonhos do tipo atrevido
Do tipo assanhado do tipo tranquilo
Tarada carente, reservada e feliz
Já tive sonhos de cantadas e até de infelicidade
Sonhos cabeças e desequilibrados
Sonhos confusos de guerra e de paz
Mas nenhum deles me fez tão feliz como foi sonhar com você

Procurei em todos os sonhos a felicidade
Mas eu não encentrei e fiquei na saudade
Foi sonhando que fiquei bem mas tudo tem sempre um fim
Sonho você é o sol que aquece minha vida
Você não é mentira você é a minha realidade
É tudo que um dia só sobrou pra mim.

Original: Música Mulheres de Martinho da Vila

Paródia

PARÓDIA
A paródia é uma recriação de uma obra já existente que faz uma adaptação da obra original a um novo contexto, passando uma mensagem diferente, quase sempre por meio do humor. A paródia pode ser visual, musical, literária etc. Para que seu entendimento seja perfeito é bom ter conhecimento do original para fazer os ganchos necessários.

quinta-feira, 27 de setembro de 2007


Estes são meus filhos, Aline e Everson.


Como disse em meu perfil, adoro viajar, esta foto foi tirada num cruzeiro que fiz em janeiro de 2007 a bordo do navio Blue Drean, em minha companhia estavam as amigas Verinha Cavenague e Regina Carvalho, foi um passeio lindo.

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Atividade 1- Atividade com esferas -

Congresso Nacional -

Atividade Representada: Política, poder legislativo.

Atores envolvidos: Deputados e Senadores, partidos políticos, funcionários, ascessores, eleitores, lobistas, relatores.

Interesses e perspectivas em jogo: poder, interesse da população, coletividade, projetos, criação de lesi, apoio a campanhas, lobe.

Exemplo de atividade realizada na esfera: votação de projetos, aprovação ou rejeição de leis e projetos, discursos em plenária, CPIs e debates.

Gêneros em circulação: discursos escritos, relatórios, diálogos argumentativo, memorandos, cartas, leis e ofícios.


Diário de Notícias -

Atividade Representada: jornalística

Atores envolvidos: editores, jornalistas, reporteres, fotografos, leitores, redatores, criticos.

Interesses e perspectivas em jogo: veicular informações, marketing, formar opinião, publicidade, persuadir, e vender o seu produto.

Exemplo de atividade realizada na esfera: pesquisas, redação de textos, vendas de anúncios, classificados, busca por notícias.

Gêneros em circulação: artigo de opinião, cronica, charge, notícias, reportagens, horóscopo, rditoriais e classificados.

Laboratório de Química-

Atividade Representada: Científica (pesquisas)

Atores envolvidos: Cientistas, estagiários, doutores, cobaias, pesquisadores, grandes laboratórios, empresas, etc

Interesses e perspectivas em jogo: Produção de conhecimento, solucionar problemas, verbas, patentes

Exemplo de atividade realizada na esfera: experimentos, pesquisas, anotações de dados, publicações científicas, relatórios.

Gêneros em circulação: Publicações científicas, relatórios científicos, projetos, teses, dissertações, monografias e textos científicos.

Sala de aula-

Atividade Representada: Acadêmica

Atores envolvidos: Professores, alunos, funcionários (agentes de organização escolar, secretário, agente de serviços escolares, merendeiras e zelador), pais, pessoas da comunidade, coordenadores, equipe de gestão, .

Interesses e perspectivas em jogo:

Alunos: Alguns estudam com afinco pois querem passar no vestibular para garantir um futuro melhor. Outros vão para a escola para encontrar com a galera, outros por causa da comida, outros para encontrar com o ou a namorada, outros nem sabem porque estão ali.

Professores: Muitos trabalham com afinco e amor a sua profissão, outros só estão preocupados em receber o seu salário no final do mês.

Pais: Muitos a partir do momento que fazem a matricula do filho transferem para a escola muitas tarefas que são suas, e cobram da escola uma postura. Outros acham que eles fazem sua parte e que a escola está deixando a desejar. Alguns veêm a escola como parceiras na educação dos seus filhos são participantes ativos em todas as atividades que a escola desenvolve.

Pessoas da comunidade: Veêm a escola como algo importânte e valorizam a instituição.

Coordenadores: Realizam suas atividades com afinco visando o desenvolvimento de um trabalho pedagógico de qualidade a todos os envolvidos.

Equipe de gestão: (Diretor e Vice Diretor), são as pessoas que administram tudo, as alegrias, as tristezas, os conflitos, tem que estar atento a tudo e a todos, propor sugestões, soluções, ser dinâmico, tem que saber ouvir e posicionar-se, atender aos pais e comunidade e as instanâncias superiores.

Funcionários: Dentro dessa categoria existem vários segmentos que são fundamentais aos bom andamento do dia a dia escolar, todos desempenham suas funções, uns com mais presteza e desenvoltura, outros são mais limitados e precisam de constantes direcionamentos da equipe gestora.

Exemplo de atividade realizada na esfera: aulas expositivas, trabalhos em grupo, pesquisas, seminários, atividades extra-classe, aulas contextualizadas, aulas práticas, etc.
Gêneros em circulação: Produções textuais, avaliações, cartazes, oralidade, expressão artística e corporal.

Aviso sobre tarefas

Olá Cid, estou muito contente com o curso, por motivos de força maior não pude comparecer na última aula, mas já estou realizando as tarefas, acredito que até o final da semana já estarei com tudo em ordem.
Um abraço.
Vany

Nome Ficticio

Fênix

Ler é dar asas à imaginação e alimentar a alma.

Eu gosto muito de ler, mas não tenho me dedicado a leitura como gostaria, mas sempre estou lendo um livro, as atribulaçãoes do dia a dia, os estudos de pós graduação aos sábados, e os cursos tem me privado um pouco das leituras. Mas ler é sempre muito prazeroso, ao ler você viaja, solta a imaginação e esquece um pouco da vida que se leva, os sofrimentos que nos tiram o sono e a solidão do dia a dia, fazendo-nos devanear, traz nos conforto.

A leitura e a escrita devem merecer atenção de todas as disciplinas?

Acredito que sim , pois o ato de ler e escrever esta presente em todos os momentos de nossa vida, inclusive nas diferentes disciplinas , é através da leitura e da escrita que o individuo vai expressar o seu entendimento e interpretação dos diferentes conteúdos e fatos da vida cotidiana.

Relato de experiência

Achei muito interessante a dinâmica do curso, fui surprendida pelo uso das novas tecnologias, blog, interação entre os bloguistas(será que é este o têrmo correto?) e tudo´tem que ser muito rápido, está sendo interessante, estou gostando, apenas com um pouquinho de dificuldade de onde postar as coisas no lugar correto, mas sei que vou superar isso.

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Expectativas do curso

Espero que este curso nos traga novos conhecimentos para enriquecimento da prática pedagógica. Aprender é sempre um desafio.

PERFIL

Sou do signo de cancer, trabalho no magistério da rede Estadual de Ensino como Diretor de Escola, sou compromissada com o meu trabalho e gosto do que faço. Gosto de ler, assistir filmes, cozinhar e de artesantos em geral. Tenho mania de perfeição. Gosto de viajar e ir na padaria tomar um chopinho com as amigas.

PERFIL

Sou educadora, da rede Pública do Estado há vinte anos, atualmente trabalho na EE Francisco Molina Molina em Santa Salete, gosto muito do que faço e estou sempre em busca de novos conhecimentos, por isso estou aqui.