quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Atividade 1- Atividade com esferas -

Congresso Nacional -

Atividade Representada: Política, poder legislativo.

Atores envolvidos: Deputados e Senadores, partidos políticos, funcionários, ascessores, eleitores, lobistas, relatores.

Interesses e perspectivas em jogo: poder, interesse da população, coletividade, projetos, criação de lesi, apoio a campanhas, lobe.

Exemplo de atividade realizada na esfera: votação de projetos, aprovação ou rejeição de leis e projetos, discursos em plenária, CPIs e debates.

Gêneros em circulação: discursos escritos, relatórios, diálogos argumentativo, memorandos, cartas, leis e ofícios.


Diário de Notícias -

Atividade Representada: jornalística

Atores envolvidos: editores, jornalistas, reporteres, fotografos, leitores, redatores, criticos.

Interesses e perspectivas em jogo: veicular informações, marketing, formar opinião, publicidade, persuadir, e vender o seu produto.

Exemplo de atividade realizada na esfera: pesquisas, redação de textos, vendas de anúncios, classificados, busca por notícias.

Gêneros em circulação: artigo de opinião, cronica, charge, notícias, reportagens, horóscopo, rditoriais e classificados.

Laboratório de Química-

Atividade Representada: Científica (pesquisas)

Atores envolvidos: Cientistas, estagiários, doutores, cobaias, pesquisadores, grandes laboratórios, empresas, etc

Interesses e perspectivas em jogo: Produção de conhecimento, solucionar problemas, verbas, patentes

Exemplo de atividade realizada na esfera: experimentos, pesquisas, anotações de dados, publicações científicas, relatórios.

Gêneros em circulação: Publicações científicas, relatórios científicos, projetos, teses, dissertações, monografias e textos científicos.

Sala de aula-

Atividade Representada: Acadêmica

Atores envolvidos: Professores, alunos, funcionários (agentes de organização escolar, secretário, agente de serviços escolares, merendeiras e zelador), pais, pessoas da comunidade, coordenadores, equipe de gestão, .

Interesses e perspectivas em jogo:

Alunos: Alguns estudam com afinco pois querem passar no vestibular para garantir um futuro melhor. Outros vão para a escola para encontrar com a galera, outros por causa da comida, outros para encontrar com o ou a namorada, outros nem sabem porque estão ali.

Professores: Muitos trabalham com afinco e amor a sua profissão, outros só estão preocupados em receber o seu salário no final do mês.

Pais: Muitos a partir do momento que fazem a matricula do filho transferem para a escola muitas tarefas que são suas, e cobram da escola uma postura. Outros acham que eles fazem sua parte e que a escola está deixando a desejar. Alguns veêm a escola como parceiras na educação dos seus filhos são participantes ativos em todas as atividades que a escola desenvolve.

Pessoas da comunidade: Veêm a escola como algo importânte e valorizam a instituição.

Coordenadores: Realizam suas atividades com afinco visando o desenvolvimento de um trabalho pedagógico de qualidade a todos os envolvidos.

Equipe de gestão: (Diretor e Vice Diretor), são as pessoas que administram tudo, as alegrias, as tristezas, os conflitos, tem que estar atento a tudo e a todos, propor sugestões, soluções, ser dinâmico, tem que saber ouvir e posicionar-se, atender aos pais e comunidade e as instanâncias superiores.

Funcionários: Dentro dessa categoria existem vários segmentos que são fundamentais aos bom andamento do dia a dia escolar, todos desempenham suas funções, uns com mais presteza e desenvoltura, outros são mais limitados e precisam de constantes direcionamentos da equipe gestora.

Exemplo de atividade realizada na esfera: aulas expositivas, trabalhos em grupo, pesquisas, seminários, atividades extra-classe, aulas contextualizadas, aulas práticas, etc.
Gêneros em circulação: Produções textuais, avaliações, cartazes, oralidade, expressão artística e corporal.

Um comentário:

Cid disse...

Muito bem.
Você se saiu muito bem apesar da falta. Espero-a sempre por aqui. Abraços.