quarta-feira, 14 de novembro de 2007

9º Encontro - Atv 2- Leitura de texto e checagem de hipóteses.

Achei o texto bastante diferente do que li até agora e as minhas predições levantadas na Atv 1 não se confirmaram.
O texto foi escrito por Robert Darnton, historiador que trabalha com a história Cultural.
Relata uma narrativa contada por um operário que testemunhou o fato ocorrido na Rua Saint Séverin (Paris). Os patrões (burgueses) idolatravam os gatos que recebiam até carne assada como refeição, ao passo que os aprendizes (jovens que em troca de aprender o ofício não recebiam salário) apenas recebiam moradia e uma alimentação muito ruim. A alimentação era tão ruim que nem os gatos de rua conseguiam come-la.
Para desbancar a desigualdade resolveram amedrontar os patrões imitando gatos por várias noites seguidas até que os patrões acreditaram que se tratava de um mau feito, que aquilo era coisa de forças negativas. O patrão então deu ordens para os empregados matarem todos os gatos. E assim o fizeram, mas antes de exterminarem os gatos passaram por um julgamento, onde todos foram condenados.
Vejo que a relação entre a revolta dos trabalhadores e o massacre dos gatos era que os gatos dos patrões eram mais bem tratados que os aprendizes que cuidavam das gráficas.
Aos aprendizes eram destinados os restos de comida que nem os gatos de rua conseguiam come-las, recebiam tratamento desumano. Acabando-se os gatos acabariam as diferenças sociais, o abuso do poder e também e melhoraria o tratamento recebido por parte dos patrões.

Nenhum comentário: