terça-feira, 20 de novembro de 2007










AVALIAÇÃO FINAL

“Se um viajante numa noite de inverno”

Ítalo Calvino em seu texto coloca de forma quase que gritante a importância da leitura, e a concorrência sofrida por ela com os meios de comunicação no caso a TV que são mais interessante que ler. Porque para ler você pode ficar na posição que quiser como diz Ítalo Calvino: “Escolha a posição cômoda: sentado, estendido, encolhido, deitado...”
Para adentrar ao mundo da leitura você vai precisar de um ambiente tranqüilo, encontrar a posição que mais lhe agrade para que haja uma entrega nesta leitura, a luz tem que ser adequada e depois que você mergulhar nela não terá mais vontade de mover-se.
O mundo do conhecimento se revela através dos livros e também através do contato com outras pessoas, viagens, acontecimentos enfim em tudo que ainda está por vir. E você já pensou em lhe dar este prazer de mergulhar no conhecimento e histórias que os livros trazem e que as coisas podem veredar pelos caminhos do bem e do mal e o risco da desilusão não é grave.
Acho bastante peculiar a sua forma de escrever seu texto é bastante interessante, prende sua atenção e você continua lendo achando que a qualquer momento ele vai iniciar o conto, e na verdade o viajante é você leitor.



O MILAGRE BRASILEIRO

Não é de hoje que se houve falar em inflação, no período de 1969 a 1973 os países em desenvolvimento que não produziam petróleo, como é o caso do Brasil e tendo à frente o ministro da Fazenda Sr. Delfim Neto, que para conter a inflação tomou empréstimos do exterior e a dívida desses países rapidamente multiplicou-se assustadoramente.
Com isso cresceu no Brasil o capital estrangeiro com a vinda das indústrias automobilísticas (General Motors, Ford e Chrysler), aumentando também a importação e exportação, a arrecadação de tributos que contribuiu para a redução do déficit público e da inflação.
A política de Delfim se destinava a promover o que se chamou de desenvolvimento capitalista associado e tinha a intervenção do Estado em tudo, concedendo créditos e isenções de tributos aos exportadores muitos setores se beneficiaram durante este período.
O sucesso desse “milagre” se devia aos empréstimos estrangeiros e das exportações e da importação de produtos como o petróleo.
Isto gerou uma concentração de renda que já vinha se perpetuando de outros governos, os salários da classe trabalhadora com baixa qualificação foram comprimidos e os mais qualificados supervalorizados.
Depois do “ bum” do milagre o que ficou foi a desigualdade entre o setor econômico e o abandono dos programas sociais pelo Estado.
Enquanto o Brasil era conhecido como um país com grande potencial industrial tinha em contrapartida índices muito baixos de saúde, educação e habitação (IDH) que são índices que medem a qualidade de vida de um povo.
O “capitalismo selvagem” deixou marcas na natureza e na população, mal sabiam eles que a poluição industrial e dos automóveis que no ínício pareciam uma benção hoje é pensada com reservas e com cuidado especial ao aquecimento global e conservação do meio ambiente, esta cada vez clara a conscientização sobre a preservação.


PODEMOS CONHECER O UNIVERSO?
Reflexões sobre um grão de sal.

A ciência é um modo de pensar e seu objetivo é compreender como o mundo funciona procurar as regularidades que possam existir penetrar nas conexões das coisas. A ciência é baseada na experimentação no desafio de velhos dogmas, para ver o Universo com ele realmente é. Muitas vezes a ciência exige coragem para confrontar os conhecimentos e a sabedoria convencional.
O principal artifício da ciência consiste em realmente pensar sobre alguma coisa, buscar explicações que não sejam histórias inventadas ou imaginadas com tentativas de explicação divorciada da experimentação e mesmo de uma observação cuidadosa.
A mentalidade científica examina o mundo com uma atitude crítica gastando-se algum tempo e admitindo-se várias hipóteses, checando-as para ver se tem sentido, se se ajustam com algo que já sabemos, imaginando testes que possam incorporar ou esvaziar nossas hipóteses, está fazendo ciência. Somos uma espécie inteligente, e o exercício apropriado dessa inteligência nos dá imenso prazer. Compreender é uma espécie de êxtase.
Se não podemos conhecer a Via Láctea, uma estrela ou um mundo, será que podemos conhecer nos derradeiros detalhes um grão de sal?
Num grão de sal encontramos cerca de 10 16 átomos de sódio e cloro. Ele é um cristal e cada átomo de sódio e de cloro presentes na molécula é predeterminada, que se pudéssemos vê-la teríamos esta visão, fileira sobre fileira de átomos, arrumados ordenadamente numa estrutura regularmente alternada, sódio, cloro, sódio, cloro.
O cloro é um gás mortal e o sódio é um metal corrosivo que se torna cáustico em conto com a água. Juntos formam uma substância plácida e não venenosa, o sal de cozinha.
A busca dos seres humanos pela regularidade, leis naturais, regras e os meios possíveis para a compreensão do Universo é o que chamamos de ciência.
O texto em questão é do gênero informativo científico, e circula na esfera acadêmica.


Álcool, crescimento e pobreza
(Folha de São Paulo, 25/03/2007)

Este texto fala das condições miseráveis em que vive hoje o cortador de cana da região de Ribeirão Preto, antes ele cortava cinco toneladas e com a concorrência da mecanização do serviço são obrigados a cortar oito toneladas de cana dia, uma jornada estafante mais que qualquer ser humano pode suportar.
Muitas vezes esses trabalhadores, por estarem expostos ao sol escaldante e com roupas quentes pois tem que se protegerem do sol e também de cobras, o vai e vem do corpo erguendo-se a abaixando-se até o chão para cortar a cana rente ao chão provoca a Birola, tonturas, desmaio ou até convulsões, muito chegam ao óbito. Eles não possuem um atendimento médico adequado e se medicam por conta.
O setor canavieiro do país produz em larga escala e exporta o excedente e investe em cientistas e na engenharia para desenvolver máquinas e equipamentos mais eficientes para as usinas de álcool do país.

Este texto aborda as capacidades e habilidades – capacidade leitora, entendimento de cálculo, conhecer sistema monetário, antecipação de hipóteses, inferência local e global, generalização, percepção de várias linguagens, selecionar, interpretar dados, generalização, contraste e paradoxo de condições precárias do cortador de cana, valores éticos e morais e interdiscursividade.


Um comentário:

Tamara disse...

Professora, apreciamos muito sua participação, seu interesse e empolgação com o curso. Sentimos a ausência do trabalho final, porém seu blog possui lindas imagens, em especial as fotos onde aparece sua família e você em sua viagem a bordo do navio.Parabéns! Abs, Cid e Tamar.