segunda-feira, 8 de outubro de 2007

3ª VERSÃO - LER E ESCREVER DEVER SER UM COMPROMISSO DE TODAS AS ÁREAS

Com certeza, a responsabilidade pela leitura e escrita não pode ser só da disciplina de Língua Portuguesa, pois todas as outras disciplinas fazem uso da linguagem para ler e interpretar os diversos conteúdos afins, então o ato de ler e escrever esta presente em todos os momentos de nossa vida e não só nas aulas de Português.
Através da leitura enriquecemos o nosso vocabulário e ampliamos o nosso campo do conhecimento e leitura de mundo, assim é também nas diferentes disciplinas através dos estudos, pesquisas, debate e seminário. É através da leitura e da escrita que o individuo vai expressar o seu entendimento e interpretação dos diferentes conteúdos e fatos da vida cotidiana.
É sempre bom lembrar que o compromisso de toda a escola em ensinar a ler e escrever constitui condição indispensável à formação do estudante e ao exercício da cidadania. Por isso, as diferentes áreas de conhecimento, agrupadas aleatoriamente, procurarão, de acordo com a programação curricular, refletir a respeito do ler e do escrever como questões específicas do seu fazer, como forma de ensinar a pensar e como possibilidade de estabelecer relações interdisciplinares que certamente enriquecerão a prática pedagógica.



Nenhum comentário: